sexta-feira, 28 de junho de 2013

Um movimento por um mundo mais gentil!


Hoje em dia tem muitos jovens que procuram pela melhoria da cidade onde moram em diferentes aspectos, neste caso, encontrei no Brasil um movimento de jovens muito interessante porque o objetivo que eles se propõem é original, não é sobre política, mudanças no governo ou econômico, como a maioria dos movimentos nos paises, senão algo mais profundo que tenta melhorar aquilo que não notamos mas acho que é a base de todos os problemas. “Mais amor por favor” nasceu em 2009. A intenção era tentar despertar a atenção das pessoas sobre o que há de mais belo: o amor.

Segundo o blog oficial do movimento o descrevem como um pedido, uma imploração (mas com educação) em meio à toda agressividade, indiferença e velocidade de uma metrópole como São Paulo. Uma proposta que tenta fazer que o observador se surpreenda com o conteúdo desta frase inserida no âmbito urbano e que reflitam por um momento, ou pelo menos abra um sorriso no momento da leitura e passe adiante a mensagem.

Conscientização social ou intervenção urbana, como preferirem, originou-se na rua, a partir de “tags” com o nome do movimento "mais amor por favor" em telefones públicos de São Paulo. Dias depois estava pixado nos muros da cidade. Letra cursiva, para diferenciar-se dos demais pixos. E também porque o amor pede delicadeza.O pixo se transformou em poster, impressos em letras de madeira, em época de eleição política, onde a cidade estava suja por políticos corruptos pedindo votos.


Não tem a intenção de agredir ninguém, apenas encontrou nos muros e paredes da cidade um suporte possível e eficaz para a mensagem.
No decorrer do tempo, a frase ganhou dimensão, repercussão e aliados, se transformou em um organismo vivo. Saiu de São Paulo, está estampando muros de diversas cidades, inclusive fora do Brasil. Através da internet, ganhou mais divulgação e vida. Está em blogs, tumblrs, flickrs, twitter e facebook. Se tornou inspiração para poesia, música, fotografia e até mesmo tirinhas de jornal. Abriu uma discussão sobre a necessidade de um princípio básico para vivermos em comunidade.
É um movimento cultura que tenta lembrar às pessoas que a cidade, em especial São Paulo, não tem apenas estresse, trânsito e apuros pelo trabalho senão em procurar desde nossa atitude pessoal ser mais gentil, desde os gestos até as palavras do dia a dia.



Pareceu-me relevante mostrar este tema porque não é algo comum, além disso, é um exemplo da diferença que podemos fazer. Tudo começou em São Paulo e depois nas outras cidades do Brasil enteiro, e assim os outros países já estão contagiados com o movimento incluindo países latinos como a Argentina.

"Aplique o amor em doses diárias, compartilhe respeito, solidariedade, generosidade, gestos de gentileza, carinho, sorria" Mais amor por favor.


Olga Reyes

Nenhum comentário:

Postar um comentário