domingo, 2 de junho de 2013

A Importância de Ser Multicultural em um Mundo de Negócios Global -

 Para o nosso tema: profissionais!

http://www.sinsesp.com.br/artigos/glob/175-a-importancia-de-ser-multicultural-em-um-mundo-de-negocios-global


E-mail

 A Importância de Ser Multicultural em um Mundo de Negócios Global


Patrícia Bretas

À medida em que mais organizações cruzam fronteiras nacionais, nós iremos precisar ampliar ainda mais nossa visão de competitividade e, mais importante ainda, lidar com comportamentos diferentes. Uma economia global significa estar lidando diariamente com pessoas de outras culturas - seja por telefone, e-mail, ou em viagens profissionais ou particulares. A competição global nos forçou a reconhecer que, se nós como profissionais e as empresas em que trabalhamos quiserem sobreviver e, mais do que isto, prosperar, devemos aprender a pensar e gerenciar de maneira diferente, precisamos conhecer as diferenças ao invés de nos concentrarmos nas semelhanças.

Cultura é provavelmente o aspecto mais importante nesta mudança de comportamento.
A cultura afeta nossas empresas e nossos clientes à medida em que nos tornamos mais globais - também nos afeta individualmente como profissionais internacionais e cidadãos globais. A cultura afeta nossas habilidades de viajar, viver e fazer negócios pelo mundo.
Para uma comunicação intercultural efetiva precisamos compreender o que faz as pessoas agirem e pensarem desta ou daquela maneira, seu padrão de raciocínio e como elas são influenciadas pelas questões históricas, políticas e sociais. É crucial compreender o porquê.
É comum esperar que as pessoas se comportem como nós e pelas mesmas razões. Uma compreensão cultural nos ajuda a interpretar os gestos, atitudes e posicionamentos das pessoas de países e culturas diferentes e melhora nossos relacionamentos profissionais e sociais.
A cultura tem impacto nas organizações porque as normas, valores e papéis culturais estão presentes na maneira em que as organizações se desenvolvem, suas estruturas emergem e os padrões de comportamento formal e informal ocorrem.

CULTURA:
"Um conjunto de comportamentos aprendidos, de crenças, hábitos e tradições compartilhados por um grupo de pessoas e aprendidos sucessivamente por aqueles que entram na sociedade" (sociedade = nação, organização ou profissão). Margareth Mead

Cultura pode ser de um pequeno grupo, de um departamento, de uma organização, região, estado ou nação.
A competição global requer das empresas e de seus membros um trabalho e aprendizado contínuo junto a outros povos do mundo. É necessário desenvolver maneiras de comunicação e de cooperação mais efetivas dentro e entre as organizações. A conscientização intercultural leva a uma melhor comunicação, ao aprendizado compartilhado, à geração de mais opções e de resultados potencialmente melhores nos relacionamentos entre os indivíduos em um grupo ou organização multicultural.
 


Um comentário:

  1. A globalização trouxe o desenvolvimento dos negócios a nível global. As empresas, os profissionais para ingressar na competição dos negócios têm que expandir ainda mais a visão de competitividade para sobreviver e prosperar neste mundo globalizado.
    Hrrth Mnts

    ResponderExcluir