quinta-feira, 6 de junho de 2013

Artigo: O Racismo existe na sociedade Nicaraguense

4/junho/2013
Na Nicarágua ao igual que outros paises de Latinoamerica, há que gente não gosta de falar sobre racismo, isto dá lugar para manifestações mais suaves de racismo.

Segundo Wikipédia: O racismo é a tendência do pensamento ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas herdadas e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial.

Por um lado estão os preconceitos históricos que são evidentes nas relações pessoais dos Nicaraguenses, aqueles que normalmente usam o termos e refrães racistas que vão contra a dignidade das pessoas afros, por exemplo:" a vimos negra", "meu chefe é negrero", "trabalhe como negro agora", "trabalhar como negro para viver como branco", ou indicar cor para algo mal, eles são só alguns dos mais conhecidos a nivel nacional.

De maior gravedade é o problema da invisibilidade em todos os espaços qualitativos (físicos e socias) e quantitativos (estatísticas e censos).

Num pais como a Nicaragua onde tem uma cultura tão rica e uma população tão variada etnicamente falando; não é possivel que onze dos vinte e cinco municipios mais pobres do pais estejam na região autonóma. O nivel de desemprego na região  autonóma (norte e sul) alcança o 90% e o analfabetismo 43%, colocando a maioria dos jovens em situação de vulneravilidade.

Os meios de comunicação também apoiam a discriminação quando publicam informação pouco acreditavel sobre o acontecer socio-econômico e cultural da região. Por exemplo para ninguem é um segredo que a Costa é conhecida pela "Cultura Narco".

O governo de Nicaragua deveria de fazer algo mais para ajudar a esta região, senão as pessoas vão ficar zangadas e poderiam iniciar um movimento de protestos.
A população em geral deveria de diminuir as muitas formas de racismo, aceitando que sim existem.
Precisamos da educação nas escolas e o apoios dos meios de comunicação, coisas que fariam que as pessoas mudassem seus comportamentos.

O Brasil fez um esforço considerável na elaboração de um status jurídico contra o racismo, pela legislação, pela criação de estruturas no Estado, em especial a Secretaria pela Igualdade Racial, Seppir, com políticas de ação afirmativa e, sobretudo, no aspecto jurídico. Não há dúvida de que mostra uma vontade de acabar com o racismo. A lei e a Constituição brasileira são os documentos que o Brasil tem para combater o racismo de uma maneira clara e firme.

Algo para simular.

Wesley

2 comentários:

  1. Muito bom artigo Wesley. Gostei. So que tem alguns erros, favor imprimir e leva-lo no proximo sabado para a gente revisa-los. Obrigada

    Ma.de Lourdes

    ResponderExcluir
  2. wesley: Estou totalmente de acordo com voce o racismo é um temamuito amplo que os meios escritos deveriam de lhe dar um pouco mas de de cobertura,ja que sempre se tem achado que a gente negra e pobre só serve para fazer o trabalho sujo e pesado sem nenhuma recompensa e se deveriam de ter palestras com os jovens e fazer-lhes conciencia de que todos somos iguais nao importa cor, raza ou religiao etc. irene.

    ResponderExcluir