quarta-feira, 5 de junho de 2013

A HOMOFOBIA OUTRA FORMA DE DISCRIMINAÇÃO!



A homofobia é uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação a lésbicas, gays, bissexuais e, em alguns casos, contra transgêneros e pessoas intersexuais  As definições referem-se variavelmente a antipatia, desprezo, preconceito, aversão e medo irracional. A homofobia é observada como um comportamento crítico e hostil, assim como a discriminação e a violência com base em uma percepção de orientação não heterossexual. Em um discurso de 1998, a autora, ativista e líder dos direitos civis, Coretta Scott King, declarou: "A homofobia é como o Racismo, o anti-semitismo e outras formas de intolerância na medida em que procura desumanizar um grande grupo de pessoas, negar a sua humanidade, dignidade e personalidade.".

Tambien se conhece a Leslofobia, a homofobia como uma intersecção entre homofobia e sexismo contra as lésbicas, e a homofobia internalizada, uma forma de homofobia entre as pessoas que experimentam atraccion pelo mesmo sexo, independentemente de se identificarem como LGBT.

Em última análise, a homofobia e a transfobia não são diferentes do sexismo, da misoginia, do racismo ou da xenofobia. Mas enquanto essas últimas formas de preconceito são universalmente condenadas pelos governos, a homofobia e a transfobia são muitas vezes negligenciadas. A história nos mostra o terrível preço humano da discriminação e do preconceito. Ninguém tem o direito de tratar um grupo de pessoas como sendo de menor valor, menos merecedores ou menos dignos de respeito.

Alguns estudiosos da língua argumentam que o termo aponta de forma errónea para um motivo específico, fobia (medo irracional), tendo sido o seu sentido modificado para se referir a discriminação da homossexualidade, o que pode não ser o caso. No entanto numa situação similar a palavra xenofobia passou a ser utilizada coloquialmente para qualquer preconceito contra estrangeiros, extravasando assim o seu significado original.

Em conclução com a homofobia todas apessoas são livres a como eles são ja que não lhes fazem danho a ninguem com o simple jeito de ser gays com a maneira de manifestar seu amor às pessoas transgêneros sea diferente à duma pessoas normal não implica que seja anormal. Ja que tudos temos o dereito de ser o que nós gostamos de ser ja que é triste ver como matan a gays e dan condenas de mortes com o simple jeito de ser gays.... Assim que o melhor que eu aconcelharia para tudos é que cada quem viva sua a vida tal como eles gostem e deixemos às pessoas homofobicas...

Obrigada...

Mayte Sobalvarro.

2 comentários:

  1. Oi Mayte, eu gostei de sua conclução porem lamentávelmente não todas as pessoas pensam igual. Eu acho que sempre existem pessoas que tem pensamentos ou sentimentos homofobicos, ainda que diz que lhes apoiam. En quanto seja um tema tabu nossa sociedade sempre provoca discriminação no entorno. Entre tanto as pessoas que apoiam/respeitam tem que educar às pessoas que são homofobicas mas isso é um proceso especialmente em sociedades como nossas. Wesley

    ResponderExcluir
  2. Esta é uma temática que agora esta em todos os países, ainda em alguns já tenham leis que os defendam sempre tem pessoas que não aceitam o fato que as pessoas que não são heterossexuais também tem direito de ser felizes. Mas também é verdade que tem homossexuais que dão razões para que as pessoas criem preconceitos sobre eles quando são irrespeitosos com suas demostrações muito MUITO afetuosas que se vem exageradas; porém, em geral acho que cada quem merece poder expressarse tanto homossexuais como heterossexuais mas respeitando os outros.

    Olga Reyes.

    ResponderExcluir