quarta-feira, 5 de junho de 2013

Lenda do Curupira


Lenda do Curupira
http://mundinhodacrianca.blogspot.com/2009/08/lendas-folcloricas_6496.html





É uma lenda de origem indígena. Também chamado de Caiçara, Pai ou Mãe-do-mato, quando se imagina ser uma entidade mulher.
Entre os índios Tupis-Guaranis, existia uma outra variedade de Curupira, chamada Anhanga, um ser maligno que causava doenças ou matava os índios. Há relatos de entidades semelhantes entre quase todos os indígenas das Américas Latina e Central.
Dizem que ele é um menino de cabelos vermelhos e com os pés virados para trás, para despistar quem quiser segui-lo. Algumas pessoas descrevem o Curupira como um indiozinho montado em um porco selvagem, outros dizem que tem o corpo coberto por pelos.
Ele cuida das animais da florestas, protegendo contra a devastação das florestas e a caça de animais. Quando entramos na mata e ouvimos barulhos estranhos pode ser ele. Ele é tão rápido que muitas vezes ao passar pela mata, parece um vento forte. Ao entrar numa mata deve-se levar uma oferenda para o Curupira, assim ao agradá-lo não se perderá na mata.
O Curupira tem o poder de ressuscitar qualquer animal morto sem sua permissão.

Os índios guaranis dizem que ele é o “Demônio da Floresta”. Há relatos dos jesuítas, na época da colonização do Brasil, de que os índios temiam muito o Curupira.


Hrrth Mnts



Um comentário:

  1. É muito legal sua lenda mais porque é muito bom saber que aunque seja uma lenda alguem desejaba cuidar das arvores e dos animais. gostei muito ainda que eu não tinha escutado antes realmente esta muito bonita ja que os animais e os arvores são as coisas bonitas que Deus nos deu. Obrigada... Maite Sobalvarro!

    ResponderExcluir