quarta-feira, 26 de junho de 2013

 

                           Gravidez na adolescencia.

Gravidez na adolescência, como o próprio nome define, consiste na gravidez de uma adolescente. Apesar de a Organização Mundial de Saúde considerar a adolescência como o período de dez (período onde a mulher tem a sua primeira menstruação geralmente) a vinte anos na vida de um indivíduo, cada país especifica a idade em que seus cidadãos passam a ser considerados adultos (a chamada maioridade legal) ainda podendo ser influenciados localmente por fatores culturais.      

Grávidas na adolescência enfrentam muitas das mesmas questões obstetrícia que as das mulheres entre os 20 e 30 anos. Com isso, abre-se a problemática da maternidade monoparental que apresenta particular incidência na gravidez adolescente.
É importante que quando diagnosticada a gravidez a adolescente comece o pré-natal, receba apoio da família e do seu contexto social, tenha auxílio e acompanhamento psicológico e obstetra adequados à situação.


A gravidez na adolescência envolve muito mais do que problemas físicos, pois há também problemas emocionais, sociais, entre outros. Uma jovem de 14 anos, por exemplo, não está preparada para cuidar de um bebê, muito menos de uma família. Entretanto, o seu organismo já está preparado para prosseguir com a gestação, já que, a partir do momento da menstruação, a maturidade sexual já está estabelecida.

Outra polêmica, é o de mães solteiras, por serem muito jovens os rapazes e as moças não assumem um compromisso sério e na maioria dos casos quando surge a gravidez um dos dois abandona a relação sem se importar com as consequências. Este é apenas um dos motivos que faz crescer consideravelmente a cada ano o número de pais e mães jovens e solteiros .

Alguns especialistas afirmam que quando a escola promove explicações e acções de formação sobre educação sexual, há uma baixa probabilidade de gravidez precoce e um pequeno índice de doenças sexualmente transmissíveis.




Principais causas da ocorrência de uma gravidez prematura..




Alguns dos principais factores que contribue m para a ocorrência da gravidez na adolescência são:
            - o aparecimento da primeira menstruação (menarca), que costuma ocorrer por volta dos 12,5 anos de idade (valor que tem vindo a diminuir com a evolução social);
            - o erotismo constante nos meios de comunicação;
            - a adolescência demasiado longa;
            - o não uso de métodos anticoncepcionais, devido à desinformação, ignorância e inconsciência por parte dos jovens actuais;
            - a falta de informação sobre métodos anticoncepcionais, principalmente em classes de baixa renda, onde a escolaridade é muito baixa;
            - o desconhecimento das funções corporais quanto à capacidade reprodutiva;
            - a educação sexual ausente ou inadequada;
            - o uso dos contraceptivos de uma forma errada e inadequada; entre outros;
            - o contexto familiar em que as jovens se inserem, isto é, as adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente ou que engravidam durante esse período, geralmente provêm de famílias cujas mães se assemelharam a essa “biografia”;
            - a negação da possibilidade de engravidar durante a adolescência (pelos próprios jovens).
 
 
       
Consequências de uma gravidez precoce para o bébe...
 
- Consequências iniciais (parto e pós-parto);
- Problemas na vinculação afectiva;
- Negligência e maus tratos;                                                         
- Problemas de comportamento;
- Problemas escolares.
 
Opinião pessoal: Para mi as garotas nao sao as verdadeiras culpabeis da gravides, todo acontece com a falta de comunicacao aos paes, muitas jovens sao presionadas em o caso da liberdade alguns paes se aferram tanto em manter a suas filhas na casa que chega um termino que sao quase reens.
 
Eu acho que uma gravidez vem de muitas maneras, todo e saber-lo enfretar com madurez e responsabilidade.
 
Obrigada.
 
Maite Sobalvarro.


2 comentários:

  1. Oi Maite. Muito obrigado pela informação. Respeito Opinião pessoal, mais não concordo, ja que acho que as meninas também tem que responsável pelas coisas que fazem o que incluie uma relação sexual edade temprana.
    Wesley

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que toda pessoas maior de 12 a 15 anos sabe o que fez, estou de acordó com voce porque muitas jovens fazem as coisas ainda sabemdo que nao sao corretas. mas ahí e onde entra o papel dos paes. porque se eles sempre estam en contacto com suas filhas elas vao a poder contar para eles seus problemas mas se eles tem um termino de tabu contra esse tema o caso e peor. mas eu acho estando no lugar de alguma dessas jovens debe ser muito triste estar numa situaçao como essa e nao contar com seus paes. E incrivel, mas assim e a realidade!!!

    ResponderExcluir