quarta-feira, 5 de junho de 2013

Artigo sobre: Toma de decisão de que carrera estudar na Universidade

A situação atual da educação superior na Nicarágua é que não existem muitas possibilidades para que os jovens possam estudar nas Universidades, isto porque o acesso às universidades públicas é limitado e as universidades privadas são caras para muitas dos estudantes nicaraguenses.
Os cursos que as universidades oferecem não respondem em sua totalidade à realidades sócio-econômica do país.
Num país como a Nicaragua onde a maioria é pobre o governo deveria ter outras propostas educativas para que os jovens tenham acesso a outras oportunidades de estudo, oportunidades que responderiam à situação econômica do país.
Por exemplo hoje em dia muitos jovens querem estudar dereito, medicina, administração, embora eles saibam que ja existem muitos jovens estudando essas carreias.
Porém eles não estão interessados em estudar aquilo que realmente vai-lhe ajudar com sua situacão sócio-econômica.
Enquanto algumas outras universidades estão ofreciendo cursos que não tem muito futuro na Nicaragua como antropología (sem falar mal deste curso), a maioria da população não vai ter emprego.

O governo deveria promover mais cursos tecnicos, ja que é alí onde o pais tem maior oportunidade de desemvolvimento e de apoio aos jovens. Também considerando ás necesidades econômicas.

Por outro lado deveria promover uma consciência emprendedor nos jovens desde as escolas secundarias.
Todo joven deveria pensar em estudar uma carreia curt a qual lhe ajudaria para encontrar um emprego e tambem pensar em seu negocio própio.
Os cursos que atualmente tem muitas demandas ja não deveriam ser oferecidos nas universidades senão outras que respondam a economia e necesidade do pais.

Wesley

2 comentários:

  1. Conforme a seu artigo você tem muita razão ja que os jovens hojé aparte de ter vontades de estudar não tem as posibilidades ja que mais da mitade do pais esta constituido por gente de baixos recursos. É triste ver jovens inteligentes e com muito futuro por delante sem fazer nada proveitoso. Outro problema acontece quando por exemplos os pães fazem o sacrificio de pagar uma carrera. Num primeiro lugar quase a maioria das carreiras não tem muita demanda no pais e como segundo lugar os jovens hojé não escolhem uma carreira que gostem senão a que lhes brinde mais dinheiro e realmente nossa o principal e apaixionarse do que você estuda senão nunca ainda que assim estude por vinte anos a mesma coisa é algo que jamais vai chegar a desempenhar como um verdadeiro profesional.

    Maite Sobalvarro.

    ResponderExcluir
  2. Wesley, acho que este é um tema dissos que da para discutir muito. Eu não concordo em alguns dos seus pontos de vista, se bem é certo as universidades publicas têm espaços limitados nas carreiras de maior demanda a oportunidade é dada tanto para estudantes pobres como com dinheiro, neste caso se você teve uma boa preparação para a prova de admissão vai ter a oportunidade de estudar o que você quer sem pagar pela formação que vai receber.

    Por outro lado, considero que carreiras como o turismo são as que estão em ascensão pelo caráter turístico que o nosso país esta adquirindo.

    As carreiras técnicas sempre têm existido, tenho escutado que o governo promove e oferece bolsas de estudo para pessoas que tem vontade e disponibilidade para estudar (olho que não é propaganda política), o que acontece é que os jovens têm famílias desde curta idade, razão pela qual deixam os estudos e tem que se dedicar a trabalhar especificamente já que suas prioridades mudam. Sinto que o problema não é o que as universidades oferecem, mas também do que os jovens têm deixado de procurar, adicionado às deficiências no sistema de educação das escolas país e das poucas possibilidades económicas que existem no nosso país.

    Karla J.

    ResponderExcluir