sábado, 13 de abril de 2013


O RACISMO, AINDA EXISTI????

O racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. Mais ainda existi???
No Brasil ainda existi o racimos mas vivemos o racismo discreto, mais afiado, problemático pois se temos por um lado uma sociedade que pide dereitos de igualdade e é muito ligado a étnica entre negros y brancos. racismo.jpg
Em minha opiniao é nosso dever como seres humanos que somos, é mostrar através de ações que somos iguais, pois de nada adianta falar, explicar, retrucar se não houver ações efetivamente reais e válidas do que dizemos.
O racismo que existe hoje, não vem do antigo conceito “científico” de  raça pior ou melhor, e sim do que nos é ensinado, do que nos é mostrado.
Na atualidade o governo quer que nós acreditemos em suas mentiras de que "o Brasil não tem preconceito", mas isso é puro marketing para fazer a imagem de Brasil bonzinho.
Quando nos referimos a preconceito geralmente penssamos em brancos e negros...Mas e os nordestinos? Nós o povo de garra, fé e coração...Um povo que foi o primeiro a libertar os escravos.

Para mim e um problema que não temos só no Brasil senão em todas partes e só nós mesmos podemos acabar com iso mas para mim e algo quase imposivel. mas gente lembre que tudos somos iguais e para mim e melhor ver algo com color que algo descolorido. Não é que eu estei em contra dos brancos mas tampoco estou a favor dos negros. Só que para mim eles são iguais que eu.


Maite Sobalvarro.




7 comentários:

  1. muito legal sua postagem Maite, Você acha que ainda temos problemas de racismo nosso pais??

    F.S.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que sim, mas o que eu sempre tenho visto e que a maior parte do racismo e contra os negros... realmente e algo desagradavel ja que tudos somos iguais.

    ResponderExcluir
  3. Maite: O tema esta muito interessante, mas vejo que escreveu pouco sobre a sua opiniao e tem alguns erros. Poste de novo o texto incluindo estas observacoes para que eu possa lhe dar a nota. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo como você Maite, agora existe muito o que se chama racismo discreto, eu sinto que apesar de todo este movimento de consciência de que todos somos iguais, ainda existe muito racismo em geral, não só por a cor da pele. E interessante o que esta acontecendo neste tempo, muitas pessoas que verdadeiramente tem preconceitos, não sentem poder falar disso com liberdade por o temor de ser mal vistos, mais não significa que não tenham este pensamento.

    allison

    ResponderExcluir
  5. Allison, você tirou as palavras da minha boca, como você diz o racismo é manejado de um jeito “discreto” o disfarçado na sociedade, é pouco o que temos evoluído nesse aspecto. Quando falamos de racismo posso também associá-lo diretamente à discriminação e marginalidade. Já no é só pela cor da pele que você é excluído, mas também pela ideologia política, crenças religiosas, as relações de gênero, orientação sexual, entre outras. Infelizmente os preconceitos não acabam, simplesmente mudam suas formas de expressão, sem dúvida a pratica da igualdade hoje em dia ainda não é muito comum.

    Karla J.

    ResponderExcluir
  6. Estão certo com isso que falam, e se falamos sobre isso que Karla mencionou sobre “ideologia política, crenças religiosas, as relações de gênero, orientação sexual”, vocês acham que a situação vai mudar? Eu por exemplo sendo alguém marginado por minhas crenças religiosa, que posso fazer para melhorar a situação? Acho que não temos que defenda realmente este tipo de problemas.

    F.S.

    ResponderExcluir
  7. Freddy aunque a gente fale dos temas que Karla mencionou não mudamos nada ese problema é algo de sociedade humana e realmente é um problema a jamas terminar...

    ResponderExcluir