Para o nosso tema: profissionais! http://www.sinsesp.com.br/artigos/glob/175-a-importancia-de-ser-multicultural-em-um-mundo-de-negocios-global |
A Importância de Ser Multicultural em um Mundo de Negócios Global -
Patrícia Bretas
À
medida em que mais organizações cruzam fronteiras nacionais, nós iremos
precisar ampliar ainda mais nossa visão de competitividade e, mais
importante ainda, lidar com comportamentos diferentes. Uma economia
global significa estar lidando diariamente com pessoas de outras
culturas - seja por telefone, e-mail, ou em viagens profissionais ou
particulares. A competição global nos forçou a reconhecer que, se nós
como profissionais e as empresas em que trabalhamos quiserem sobreviver
e, mais do que isto, prosperar, devemos aprender a pensar e gerenciar de
maneira diferente, precisamos conhecer as diferenças ao invés de nos
concentrarmos nas semelhanças.
Cultura é provavelmente o aspecto mais importante nesta mudança de comportamento.
A
cultura afeta nossas empresas e nossos clientes à medida em que nos
tornamos mais globais - também nos afeta individualmente como
profissionais internacionais e cidadãos globais. A cultura afeta nossas
habilidades de viajar, viver e fazer negócios pelo mundo.
Para
uma comunicação intercultural efetiva precisamos compreender o que faz
as pessoas agirem e pensarem desta ou daquela maneira, seu padrão de
raciocínio e como elas são influenciadas pelas questões históricas,
políticas e sociais. É crucial compreender o porquê.
É
comum esperar que as pessoas se comportem como nós e pelas mesmas
razões. Uma compreensão cultural nos ajuda a interpretar os gestos,
atitudes e posicionamentos das pessoas de países e culturas diferentes e
melhora nossos relacionamentos profissionais e sociais.
A
cultura tem impacto nas organizações porque as normas, valores e papéis
culturais estão presentes na maneira em que as organizações se
desenvolvem, suas estruturas emergem e os padrões de comportamento
formal e informal ocorrem.
CULTURA:
"Um
conjunto de comportamentos aprendidos, de crenças, hábitos e tradições
compartilhados por um grupo de pessoas e aprendidos sucessivamente por
aqueles que entram na sociedade" (sociedade = nação, organização ou
profissão). Margareth Mead
Cultura pode ser de um pequeno grupo, de um departamento, de uma organização, região, estado ou nação.
A
competição global requer das empresas e de seus membros um trabalho e
aprendizado contínuo junto a outros povos do mundo. É necessário
desenvolver maneiras de comunicação e de cooperação mais efetivas dentro
e entre as organizações. A conscientização intercultural leva a uma
melhor comunicação, ao aprendizado compartilhado, à geração de mais
opções e de resultados potencialmente melhores nos relacionamentos entre
os indivíduos em um grupo ou organização multicultural.
|
A globalização trouxe o desenvolvimento dos negócios a nível global. As empresas, os profissionais para ingressar na competição dos negócios têm que expandir ainda mais a visão de competitividade para sobreviver e prosperar neste mundo globalizado.
ResponderExcluirHrrth Mnts