sexta-feira, 31 de maio de 2013

Carta escrita no ano 2070

 Esta é a carta. Tambem podem ver o video. Se encontrarem artigos, reportagens interessantes sobre este tema favor levá-los. Obrigada.


http://www.youtube.com/watch?v=jUpVH-hjcdo


Carta escrita no ano 2070

Estamos no ano 2070 e acabo de completar os 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85.
Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.
Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro por  cerca de uma hora.
Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele. Antes todas as mulheres mostravam a sua formosa cabeleira. Agora devemos raspar a cabeça para  mantê-la limpa sem água.
Antes o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que a água se utilizava dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDE DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava; pensávamos que a água jamais  podia terminar.
Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aquíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber era oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo.
A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo; tivemos que voltar a usar os poços sépticos (fossas) como no século passado porque as redes de esgotos não se usam por falta de água.
A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas,  já  que não temos a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera. Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastro-intestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte.
A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-te com água potável em vez de salário.
Os assaltos por um galão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Pela ressequidade da pele uma jovem de 20 anos parece como se tivesse 40.
Os cientistas investigam, mas não há solução possível. Não se pode fabricar água. O oxigênio também está degradado por falta de árvores o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações.

Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos, como consequência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações.

O governo já nos cobra pelo ar que respiramos: 137m3 por dia por habitante adulto. As pessoas que não pode pagar são retiradas das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar, não são de boa qualidade mas pode-se respirar, a idade média é de 35 anos.

Em alguns países existem manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exército. A água é agora um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou os diamantes. Aqui já não há árvores porque quase nunca chove, e quando chega a registrar-se uma precipitação, é de chuva ácida; as estações do ano tem sido severamente transformadas pelos testes atômicos e da industria  contaminante do século XX. Advertiam-se que havia que cuidar o meio ambiente e  ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem descrevo o bonito que eram os bosques, a chuva, as flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o quão saudável que as pessoas eram.
Ela pergunta-me: "Papai, porque acabou a água?" Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado, porque pertenço à geração que destruiu o meio ambiente ou simplesmente não tomamos em conta tantos avisos. Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na Terra já não será possível dentro de muito pouco tempo, porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.

Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto quando ainda podíamos fazer alguma coisa para salvar o nosso Planeta Terra!



Extraído da revista biográfica "Crónicas de los Tiempos"

Mioma não é sinônimo de impedimento para engravidar


Na revista Veja no Abril do 2012, foi apresentado o Artigo: “Mioma não é sinônimo de impedimento para engravidar”. O mioma que também é conhecido como Fibroma, é um tumor benigno provocado  pelo crescimento anômalo do musculo uterino muito comum na população feminina e pode ser encontrado em 35% das mulheres em idade fértil. Geralmente aparece a partir dos 30 anos, mas tende a regredir com a chegada da menopausa.

O mioma é uma doença que é muito frequente, mas em pessoas de origem afrodescendentes é três vezes mais frequente, ao mesmo tempo no pessoas que tem histórico familiar da doença. Ao momento da consulta medica, uma das primeiras duvidas que apresentam as mulheres com esta doença, são se ainda tem a capacidade de ter um filho depois do diagnóstico de mioma nelas, Mas com esta doença as mulheres podem viver bem e ter filhos, já que por se tratar de uma doença benigna, o tratamento só é indicado quando há prejuízo para a qualidade de vida da paciente.

Geralmente nas pessoas que padecem desta doença, os sintomas apresentados com maior frequência são os sangramentos intensos durante a menstruaçao, urgência de urinar, fortes cólicas, dor abaixo do umbigo ou sensação de pressão nessa região e dor durante as relação sexual, que é produto da compressão que faz o mioma no músculos do útero, que ao momento da relação sexual são compridos e produzem um dor muito forte na mulher, e mais quando a mulher consegue um orgasmo.
Os tratamentos propostos para a doença são a utilização do suplementos de ferro para tratar a anemia causada pelos sangramentos; pílulas anticoncepcionais ou dispositivos intrauterinos, em casos de fluxos menstruais intensos, e analgésicos em caso de dor. De todas as opções de tratamento que estão disponíveis a miomectomia, é a melhor opção para mulheres que desejam engravidar, neste procedimento o útero é preservado e a circulação não é prejudicada, o que reduze os riscos de aborto na gravidez. Posterior ao procedimento o mais recomendável é uma revisão anual por qualquer eventualidade que seja apresentada. 

Mas o mais importante não é só visitar o médico ao momento de apresentar sintomas, o melhor é que toda mulher que já começou sua vida sexual, precisa de se elaborar um PAP, duas vezes pelo ano, e ao momento de apresentar qualquer sino diferente o cores diferentes na pele, dor, dificuldade ao  momento de ir ao banheiro ou ao momento de ter relações sexual, visitar rapidamente ao médico, (ginecologia) e também toda mulher antes de planejar ter um filho precisa se fazer um exame geral de saúde, para que ao momento de que o filho nascer, não tenha nenhum problema, que comprometa a saúde dela o do menino.




Ayin Espinoza Ortiz

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Resumo Redes Sociais




As redes sociais geram uma grande diferencia hoje em dia em um mundo tão avançado tecnologicamente, para quem sabe aproveitá-las tem muitas mais vantagens no trabalho do quem não as usa. Os dados apresentam que 86% das pessoas que usam redes sociais como twitter, youtube, linkedin ou facebook, são mais promovidas no trabalho.
Todo porque elas tem feito uma diferencia para evoluir no trabalho. O uso das redes sociais atinge manter-se atualizado com as tendências, notícias do ultimo momento, esclarecem duvidas e permitem compartilhar informação importante para dar a conhecer o negocio. Assim mostra como toda rede social tem uma contribuição diferente e até para capacitar ao empregado sobre coisas novas da tecnologia com tutoriais.  

Outro dado importante mostra que os mesmos empregadores estão satisfeitos com o fato que seus trabalhadores usem redes sociais se apresenta com um 38%, porém, fazer um bom uso delas no ambiente corporativo atinge um mercado que gosta das ultimas tendências e qualquer competencia lembrará sempre da sua empresa.

Olga Reyes Agurcia :)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

SITUAÇAO ATUAL DA AGUA NO BRASIL

                                       SITUAÇAO ATUAL  DA AGUA NO BRASIL

A agua e um recurso natural indispensavel  para a vida na terra. O  brasil e um pais tao desenvolvido,mas  tem um grave problema com a agua que os brasileiros consomem  ao diario.Segundo os pesquisadores  de diferentes universidades do pais dizem que e uma pena  que  agua que estao nos rios, mares e lagos esta disminuindo cada vez mais e mais, e que ninguem faz nada para que a agua que estao sendo desperdiçado, dar-lhe uma melhor utilizaçao e ensinar as pessoas  a salvar o fluido vital que e tao preciosa, e uma fonte de vida, mas que acontece  as pessoas recolhem o lixo e vai puxar  os rios e os mares ate encher o desperdiçode agua  que eles tem. Isto e  a preocupaçao das organizaçoes estao fazendo tudo  o possivel para faze-los compreender as pessoas,que a agua e vida e que sempre vamos precisar dela.Em uma entrevista feita a alunos de uma universidade falaram que brasil tem uma das maiores reservas hidricas do pais.E que precisamos de ter um pouco de interesse ja que sem a agua morremos todos incluindo os animais,tanto que 68 por cento da agua esta na regiao nordeste, esta regiao ha uma maior utilizaçao da agua, e dito que 3/4 da superficie esta coberta de agua,que temos que aproveitar em vez de gasta-lo e um dom de deus.  Esse problema ocorre nao so no brasil mas em todo o mundo,as pessoas tem a conciencia de que a agua e  essencial  para todos nos, os seres humanos que vai para cuidar e preservar como um tesouro  nao  a vamos a desperdiçar  por favor.

Irene Martinez avançado 3


domingo, 26 de maio de 2013

A situação atual da água

Há muitos anos atrás se pensava que a agua não poderia se esgotar; No entanto, hoje em dia temos a necessidade de procurar o jeito de poupá-la para sua conservação já que é um recurso natural indispensavél para a terra.

O Brasil é onde fica a maior reserva hidrica; No entanto, tem a distribução da água
bastante desigual ficando a maior parte do recurso na região norte com um percentagem de 68% e na região nordeste com 3%. Ainda o país tenha muita disponibilidade do recurso as pesquisas apresentam a água limpa está diminuindo por isso o ministerio de ciencia e tecnologia apoia as pesquisas que apontam soluções do recurso e também atividades que promovam a conservação dos recursos naturais em geral tendo um orçamento estabelecido.

A contribuição de todo país para a conservação da água é importante porque só 0.007% dela na terra é utilizavel e não se pode renovar como outros recursos, além disso tem muitos usos, por isso acredito que toda pessoa deve valorizá-la desde o benefício recebido. 

Lembremos que uma vez perdida não vamos poder renovar a água e a utilidade dela nenhum outro recurso vai dar, porque cada um tem uma função insubstituível e diferente ás demais. 


Olga Reyes A. 

sábado, 25 de maio de 2013

Agua

A agua cobre ¾ partes da terra, mas só menos de 1% esta disponivél para sua utilizaçao pelo Homem. No Brasil, 68% da agua esta na Regiao norte e 3% no nordeste, e de acordo com dados da organizaçao nao guvernamental de agua 97,% fica no oceanos e mares, 2,4% no geladeiras ou aguas subterraneas e 0,007% pode ser utilizavél. 

No mundo há 3 bilhoes de pessoas e cada uma delas precisa de 8 copos de agua pelo menos todos os dias, e nao só isso, porque precisa agua para tomar banho, limpar sua casa, utilizar o banheiro, entao a agua precisa ser utilizada responsavelmente, porque o dia que a gente nao tenha agua esta mais perto do que a gente se imagina. As pessoas acham que a agua é um recurso inesgotavél, mais nao é. E de Fato é o recurdo de maior importância para o homem, já que uma pessoa só precisa 3 días sem agua para morrer. E incrivél, mais é verdade.

Entao, que posso fazer!?
Se desejo viver mais tempo, e que meus filhos, e os filhos de meu filhos tenham a oportunidade de viver de uma maneira tranquila e saudavél, a gente precisa mudar seu costumes, hoje.

Tomar banhos rapidos, regar as arvores so 1 vez, nao deixar a torneira aberta, sao acçoes simples que as pessoas podem começar fazendo. As autoridades e o governo jogam um papel fundamental neste tipo de problemas e é responsabilidade dele dar uma boa educaçao para as pessoas de como utilizar a agua, mas ao fim é um esforço de todos e para todos.

A agua é uma delicia, entao temos que cuidar dessa delicia que ainda é gratuita.

Ayin Espinoza Ortiz

Bom dia 25 de maio del 2013 - mensagem da professora

Oi pessoal!

Parabéns gente por terem colocado seus trabahos, me sinto muito feliz por isso :) Preciso que vocês coloquem seus nomes para que eu saiba de quem é cada trabalho, igual para os comentários.

Lembrem que em cada um dos trabalhos vocês terao duas notas: uma para o trabalho (resenha, artigo, etc) e outra para os comentarios que vocês fizerem nos trabalhos dos outros.

Muito obrigada. Abraços

Maria de Lourdes

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Casar para que


A revista Época apresentou no maio de 2012 um artigo muito interessante e de atualidade, O jornalista Walcyr Carrasco descreve a situação dos casais no século XXI o nível de compromisso que se assume agora nos relacionamentos, que não se distingue mais quando duas pessoas estão namorando ou em casamento.  

O jornalista começa comparando as fronteiras que se tinham antigamente entre o namoro e o casamento com as de hoje em dia, que estão cada vez mais confusas. Há muitos casos que a mulher é quem pensa e atua com mais seriedade na relação como se estivesse casada e o homem assume apenas estar namorando, daí ocorrem os divórcios com pouco tempo de se haver casado, que não são vistos como algo grave hoje já que o casamento
não é mais um compromisso para toda a vida.

A cerimônia religiosa era ganhar a benção divina e agora é um espetáculo oco, de usar um charmoso vestido branco e gastar dinheiro demais em uma festa enorme. Não é baseado meramente na grandeza do amor que se compartilha ou no nível de compromisso que tem os namorados.

As etapas bem experimentadas do relacionamento não tem substituição, quando cada leva o tempo preciso até sentir a madures do amor que necessita mudar ao casamento, após de ter esclarecido que duas pessoas são complementarias mutuamente e podem ter sucesso criando uma família e morando juntos e que sobreviveram nas melhores e piores situações mesmo.

O compromisso que se vai desenvolvendo em um casal tem relação direita com a idade, madures e a educação que as duas pessoas tenham, assim como tem pessoas com mais de 25 anos que ainda não duram muito em uma relação há pessoas minores que se casam pelo amor que compartilham e duram até a morte.

Então ao final o autor volta ao titulo com a questão de “casar para que então?”, uma expressão que cada pessoa pode argumentar desde seu caso individual e refletir sobre a importância de respeitar e valorizar a união que se faz ante Deus e para toda a vida. 

Olga Reyes

quarta-feira, 22 de maio de 2013

                              O jogo da força de vontade.

Na atualidade muitas pessoas desejam emagrecer mas e muito difícil consegui-lo mas quando e uma celebridade como o brasileiro Ronaldo que emagreceu  públicamente num programa de tv e serve de espelho para uma das mais dificeis buscaas do ser humano: a do poder interior que nos faz mudar habitos ruins.

O desafio publico de Ronaldo que expoe heroicamente o barrigao com circunferencia de 107 centrimetros no quadro medida certa do fantástico em brava luta para eliminar o excesso de peso. Ele começou o programa com 118 kilos tem muito a nos ensinar a respeito da força de vontade, do poder interior de vencer o que parece ser intransponivel.

O ex-craque de 36 anos hoje empresario sofreu contusoes gravissimas tornou-se o maior artilheiro das copas e agora briga para emagrecer diante duma audiencia que no domingo de estreia chegou a quase 20 milhoes de pessoas. E difícil encontrar alguem que tenha feito de seu cotidiano uma constante batalha (ao vivo expondo a quase diariamente o que faz toda a diferença) para probar que da sim da para comer menos, bber menos, fumar menos, com sucessivas derrotas o que pressupoe ter tido tambem sucessivas vitorias. depois de abandonar o futebol em fevereiro do ano pasado Ronaldo fez mais muito mais de tudo isso que termina em problemas de saude.

Na mina opiniao Ronaldo da para ver que o que as pessoas se propoe se pode lograr, nao se pode viver com algo que nao gostamos e principalmente se esta relacionado com nossa saude.

                 Obrigada.....   Maite Sobalvarro.

                                     AS REDES SOCIAIS.


Hoje as pessoas precisam estar mais atualizadas tanto presente como socialmente em facebook, twitter etc. No qual no crecimento da carreira pode ser ate num 61% que as pessoas que ficam conetadas tem  promocao de trabalho.

Um 38% ficarom satisfeitos e o indice foi de um 18% cada uma delas que estao mais conetadas se podem desenvolver. Mas a pergunta e? Sera que pode ser uma experenca diferente na hora do profesional?
Uma das ventajas pode ser obter informacao onde desenvolverse outra opcao poderia ser ir para o curso onde tem uma promocao de trabalho ou obter propostas que sejam de ajuda na carreira ou pode ser util para procurar pessoas.

Mas estando conectados do mundo tem uma posibilidade de desenvolver com so una coneccao para ter qualquer informacao isso pode ajudar para que sejam promovidos recentemente e tambem aparte das redes se podem desenvolver por outros medios.

             Maite Sobalvarro.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

VINGANÇA EMOÇAO PRIMORDIAL

Resenha ''artigo da revista''
               vingança emoçao primordial.



Avenida brasil e uma novela que trata sobre a vingança e o desejo de uma mulher por ter o mundo a seus pes e vai fazer o que seja para conseguir o que queira.A vingança e um sentimento inerente do ser humano
e que esta presente a todos nos de uma ou outra maneira,isto quer dizer que a vingançae um modo de impor  prejuizios.

Carminha:  e um personagem  muito rica  porque nao e so a vila  e uma mulher, uma pessoa sobrevivente , ese tipo de mulher arrogante que quer que todo mundo faza o que ela diz somente com um carater  ferreo de bruxa uma criatura tao obcecada por vingança quanto nina alias rita sua rival.esta mulher que parecia um amor de pessoa e malvada porque engana ao marido com outro e   a filhia do marido dela a trata muito mau dizendole que seu pai e um tonto, um lerdo pao duro e que nao serve para nada.

 Nina/Rita: para todos os efeitos a heroina da novela  a personagem revelou-se de uma monstruosa  criatividade para bolar as mais diversas humilhaçoes a mulher que fizera sua infelicidade na infancia.Entao nina se virou uma chata  e desiste de seu grande amor  porque esta cega pela vingança, nina ja nao aguentava mais a carminha  e passou a humilhar-la.Mas a medida que o desatino da suposta heroina ia escalando ela mimetizava ate os trejeitos da antiga  algoz, odesconforto se tornou evidente.E tanto assim que nina ultrapassou o  limite do toleravel  ela passou  a tesoura no megahair da inimiga, e assim que ela mesma tramou  osuposto sequestro de sua rival para que o dinheiro ficasse com ela  mas no tudo e a  cor de rosa nina vai parar  na cadeia por isto .mas ai nao acaba a historia alguem vai ser assassinado, max sera a vitima quem mato max ninguem sabe.vamos ver o que e o que acontece.todos saum suspeitos ate que se demostre ocontrario.  Irene Martinez  avanzado 3 tarde

REDES SOCIAIS

Hoje em día no mundo tao cambiante  no que vivemos,vemos que tanto facebook, twitter ou linked  sao ferramentas  importantes para todos nos que fazemos uso destas.  Com as redes sociais voce pode estar sempre atualizado com as noticias que estan acontecendo no mundo inteiro  ja seja  de politica,social ou de farándula.  Tambem  com as redes sociais  temos uma vantagem que nos permite nos comunicar com amigos e familiares ja seja  que morem no mesmo país ou no exterior,mas tambem nos ajuda a obter  informaçao sobre alguma oferta de trabalho.  Ou atividades importantes que seja  de nosso  interesse. Em um questionario feito em Brasil o 38% dos entrevistados  dizem estar satisfeitos  segundo os dados do google.

Assim e que  a  seguir usando as redes socias que nos ajudam a resolver problemas da vida quotidiana. 


Irene Martinez  avanzado 3 tarde

domingo, 19 de maio de 2013

Resenha do "artigo da revista": Profissão: assassino

Resenha do "artigo da revista"
Profissão:Assassino
'Frieza e Crueldade"
Com uma pauta mais aprofundada a revista Veja mostra de forma resumida como o assassino do Jornalista e blogueiro Décio Sá, chegou a matar uma diversidade de pessoas.
O assassiono, Jhonatan já teve dezenas de noites como aquela. Matador profissional, começou nesse ramo ainda na adoldescência e já acumula 49 mortes no currículo.
O jovem já matou traficantes, brigões, agiotas, sem-terra, mulheres e pelo menos uma criança.
Uma frieza de espantar qualquer ser humano, Jhonatan de Sousa Silva, 24 anos, diz ser uma pessoa boa e carinhosa com os amigos e a familia, e não se acha violento. Em entrevista a revista Veja, o assassino confesso fala a siguinte frase: Tenho essa profissão saio gastando violência por aí. só uso quando preciso, justifica.
Ainda no decorrer da entrevista, Jhonatan de Sousa fala que aos 16 anos já teve uma vida espiritual ativa, chegando a se congregar na Igreja Assembleía de Deus. Pai de dois filhos pequenos e sua namorada grávida de cinco meses.
Na entrevista ele conta alguns de seus assassinatos, as formas de como ele se sitou e quantidad de dinheiro que ele recebeu. " A primeira vez dá uma emoçao diferente. Fiquei nervoso, ansioso mas depois passa. Hoje, não sinto nada - só uma sensação de alivio pelo dever cumprido", comenta.
Seu primeiro servicio remunerado ele recebeu 5,000 reais e um revólver.
Em total já recebeu quantias entre 5,000 e 100000 reais.
Finalmente, Jhonathan diz que não tem remorso nem przae em matar: " Não sinto absolutamente nada é só um trabalho".
O que impressiona em Jhonatan e a frieza com que fala de seus crimens é a perfeita consciencia sobre o que faz e o descaso con que trata os assassinatos que comete.
Poriamos afirmar que o assassino não tem coração e que toda esta crueldade foi feita sem sentido.
Wesley

sábado, 18 de maio de 2013

quarta-feira, 1 de maio de 2013

              Anorexia nervosa um problema ainda presente..


A anorexia nervosa é caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica em Brasil  ou anorética em Portugal.

A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes, sendo cerca de 90% do sexo feminino , sendo cerca de 40% dos casos entre adolescentes. Cerca de 1 em cada 300 habitantes de países desenvolvidos já foram diagnosticados com anorexia.

Uma das causas entren ambos sexos poderia ser por estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying.

Até agora, os seguintes fatos têm emergido na busca das causas desse transtorno:
Causas genéticas:
  • Estudos sobre desenvolvimento de transtornos alimentares envolvendo irmãs gêmeas têm sugerido um fundo genético para o desenvolvimento da anorexia.
  • Pais e mães de pacientes diagnosticadas com essa desordem possuem, relativamente a grupos de comparação da população não seleta, níveis mais elevados de perfeccionismo e preocupação com a forma física.

No Brasil, cerca de 21-22% das mulheres entre 15 e 25 anos possuem sintomas, e consequentemente risco maior, de desenvolver anorexia. Dentre os principais sintomas identificados estão a recusa em se alimentar, insatisfação com o próprio corpo, atraso na menstruação, uso de diuréticos, laxantes, anorexígenos, eméticos, abuso de cigarro ou álcool, forçar vômito e preocupação obsessiva com a alimentação. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica. A anorexia está mais associada a traços ansiosos e obsessivos como perfeccionismo, enquanto a bulimia está associada a traços depressivos e baixa auto-estima.

Como saber se uma pessoa é Anorexica???

  Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
  • Prática excessiva de atividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal.
  • Em mulheres, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
  • Diminuição ou ausência da líbido; nos rapazes poderá ocorrer disfunção erétil e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a nível físico como emocional.
  • Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante má formação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco).
  • Descalcificação dos dentes; cárie dentária.
  • Depressão profunda.
  • Tendências suicidas.
  • Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas.
  • Obstipação grave.

  • Para mim ser anoréxica tem muito que ver com o auto-estima lastimosamente em outros casos são os padres que deixam que as garotas saudaveis procurem este problema por culpa deles ja que talvez lhes dizem gorda entre outras palabras mais fortes... Se você tem uma filha gordinha não da para criticar ja que o corpo bonito não é o único que conta e o desarrollo não da para ser impededido por uma dieta e desnutrição... Coma saudavél e balanceado, faça exercicios, viva feliz é goste sua vida tal a como é...

    Maite Sobalvarro...


















                            GORDA..... É DAI???


    Hoje em dia temos de toda clase de pessoas tanto como baixas, altos, magros y gordos...

    Para mim um dos maiores problemas é o caso dos gordos... Eu falo "gordo" e não obeso porque é uma palavra simple esta coberta de significados negativos, mas se as pessoas comenzan a usa-la estaram tirando dos outros a arma mais poderosa que eles tem...

    Un gordo se sentí num estado baixo de auto-estima por insegurança, porque ele quer ser perfeito ele olhia para os demás e vê  corpos magros, bonitos mas também a televisão mostra uma imagen que não é a correcta nem a verdadeira...

    Nos estados unidos existi uma revista llamada "UGLY" que so para as pessoas que se querem mostrar de um jeito liberal, os da revista mostran pessoas gordas, feias e inclusive eles não saim rindo eles fazem carinhas feias mostran seu corpo e se sentem orgulhosos deles mesmos. O mensagem da revista e que não so as pessoas belas podem estar numa portada senão que um modelo pode vir de qualquer índole...

    Uma escritora americana critica a ditadura da magreza e diz que é possivél ser gorda,feliz e saudavél... Uma das perguntas mais importantes que ela fiz foi??? É hora de lutar pelos direitos dos gordos? Marilyn respondeu: Ja estamos atrasados! somos a maioria . podemos nos rebelar! e é absurdo que tanta gente concorde em ficar se sentindo mal e seria mais fácil si cada um gostasse de seu corpo do jeito que é..

    Um dos principais conselhos para elevar o auto-estima é ter autoconhecimento, gostar da imagen refletida no espelho, identificar suas mais grandes qualidades é não so os defeitos, acreditar que merece ser amado e a principal tratar-se com amor e carinho .

    Se você é gordo e não gosta de seu corpo e preferí fazeer dieta, melhor mostre dua beleza interior em o corpo que você tem. Lembre que a primeira impressão não é sempre a correcta.

             Obrigada....      Maite Sobalvarro.